Figueira, Figueiras 10
Já sabemos que da relação íntima que a nossa cidade mantém com o mar podem advir, de quando em vez, e com ou sem aviso, pequenas e grandes surpresas…
Para o futuro, esta fotografia guardou uma delas, talvez do lote das de mais desmesurada dimensão: na madrugada do dia 6 de Dezembro de 1985 em vez de nos devolver a são e salvo uma das habituais embarcações de pesca buarquenses (ainda activas na altura, mas aportando a terra em sítios mais favoráveis...), atirou-nos para cima da nossa linha da costa, rochedos incluídos!, o Kongssa, um cargueiro dinamarquês de 1400 toneladas, com 8 homens a bordo!… E foi tal a novidade que não deve ter havido família figueirense, ou outras, que nos dias seguintes o não tivesse ido visitar, com ou sem máquina fotográfica, num corrupio regular que se estendeu pelos meses seguintes!… Como veio a dizer mais tarde O Figueirense (1) “Nunca o passeio dos tristes esteve tão alegre.”
Perante o insólito, bem tentaram os engenheiros encontrar as soluções que resgatassem o navio daquela prisão feita de rochas e areias, que de nada valeram ao navio, que acabou esquartejado como sucata. Em paralelo, foram nascendo centenas de fotografias, tiradas dos mais diversos ângulos e nos mais variados momentos.
Esta que publicamos, e que é pessoal (tirada em Janeiro de 1986), é apenas uma dessas, preocupada, como se vê, não só com o navio em si, mas também com o enquadramento dele na paisagem surpreendida. Cremos que resulta daí alguma da sua importância documental para a Figueira e os figueirenses dos dias de hoje, ao permitir-nos localizar a desaparecida Fábrica de Cimento da CIMPOR, inaugurada em 16 de Setembro de 1950, mas já com quase dois anos de encerramento na altura, e da qual apenas resta, como lembrança evocativa, a altaneira chaminé (2). Mas mostra-nos, também, uma Serra da Boa Viagem bem longe da carga urbanística actual e, adicionalmente, o tipo de limitações que apresentava nessa altura a velha estrada oitocentista que fazia a ligação entre as indústrias do Cabo Mondego e a cidade – onde se nota uma primeira e recente intervenção de alargamento para estacionamentos -, que só no decurso dos anos 90, e após vicissitudes várias, veio a ser profundamente alterada, rumo àquilo que é actualmente.
FM
Notas:
1) O Figueirense - 4/10/1991
Comentários
Enviar um comentário