A fotografia mostra-nos o navio Cabo Mondego ainda sem a sua armação, mas pronto para ser lançado ao rio, no dia 6 de Maio de 1917. O BPI reproduzido, refere-se precisamente a esse acontecimento, sobre o qual escreveu a Gazeta da Figueira a 9 de Maio do mesmo ano:
“Foi um espetáculo emocionante o bota-abaixo do Cabo Mondego, no domingo passado!
Não menos de cinco mil pessoas densamente apinhadas ao largo do paredão do rio ou em barcos sobre o Mondego, presenciaram, ávidas de curiosidade e de interesse, a cena – tantas vezes repetida, mas sempre nova, sempre provocando sensações novas – de lançar um navio ao mar.”
O Cabo Mondego com 40 metros de comprimento, foi, bem como o Cabo Raso, um dos primeiros veleiros mandados construir pela Sociedade Portuguesa de Navegação. Esse trabalho foi entregue ao construtor naval, José Maria Mónica e a António Mónica que o realizaram no estaleiro montado quase em frente ao Mercado Municipal.
O seguinte BPI refere-se ao bota-abaixo do veleiro Cabo Raso, construído na mesma época, certamente antes de 1919, que aqui nos aparece já com a sua armação completa e pronto a sair a barra.



Comentários
Enviar um comentário